Home / Blog / 7 exemplos de indicadores de desempenho financeiro e como usar em seu negócio

7 exemplos de indicadores de desempenho financeiro e como usar em seu negócio

Entenda a importância e conheça os principais exemplos de indicadores de desempenho financeiro para a gestão de negócios.

Quanto sua empresa fatura todo mês? Qual seu lucro líquido, descontado tudo que realmente gasta no mês? Quanto precisa vender para começar a ter lucro?

Conhecer esses números é fundamental para quem quer saber como administrar o financeiro de uma empresa; Mesmo PMEs e MEIs precisam conhecer esses dados, para poderem trabalhar com mais segurança e certeza de que estão sendo lucrativas.

Neste post, selecionamos 7 exemplos de indicadores financeiros que você deve acompanhar em seu negócio.

Assim, saberá se as contas vão fechar no final do mês e se seu trabalho suado está realmente revertendo o lucro que você tanto merece!

7 exemplos de indicadores de desempenho financeiro

1. Faturamento bruto

O primeiro exemplo de indicador de desempenho financeiro que trazemos para você é bastante simples, no entanto, bem importante.

Trata-se do faturamento bruto. Este índice retrata todas as entradas de dinheiro na empresa referentes às suas vendas.

Dessa forma, você pode saber o montante monetário que entrará em seu negócio em determinado período, geralmente mensal. Mas é interessante também conhecer esses valores trimestralmente e anualmente.

Importante ter em mente que por maior que seja o faturamento de uma empresa, isso não significa que ela esteja dando lucro, como vermos a seguir.

2. Lucratividade

Lucratividade não é o mesmo que lucro. O lucro é seu faturamento bruto menos todos os gastos da empresa. É aquilo que realmente sobra para remunerar os empreendedores.

Lucratividade é uma medida de quanto a empresa pode ser lucrativa. Trata-se de um valor percentual. Uma relação entre o lucro líquido da empresa e seu faturamento bruto.

Em outras palavras: qual a porcentagem de lucro que sua empresa consegue extrair do faturamento de sua vendas.

3. Rentabilidade

Rentabilidade é outro exemplo de indicadores de desempenho financeiro de uma empresa. Mas no que ele difere da lucratividade?

A lucratividade está relacionada ao faturamento bruto, já a rentabilidade se refere ao capital investido no negócio.

Assim, um empreendedor pode saber se seu investimento está sendo realmente rentável.

Para isso, ele deve dividir os resultados obtidos pelo valor investido e multiplicar por 100, para obter uma porcentagem. Assim, alguém que investiu 60 mil para abrir seu negócio e teve um retorno mensal de 2,5 mil, deve fazer a seguinte conta para descobrir sua rentabilidade em um ano:

  • Retorno em um ano = 12 x 2.500 = 30.000
  • (30.000 / 60.000) x 100 = 0,5 x 100 = 50%

Uma rentabilidade extremamente alta!

4. Margem bruta

A margem bruta mostra a porcentagem de ganho que a venda de seus produtos ou serviços deixa para o negócio.

É um indicador financeiro importante na hora de verificar se seus custos de produção são adequados para conseguir um bom lucro na venda.

A fórmula da margem bruta é a seguinte:

  • Margem Bruta = (Receita de Vendas - Deduções - Custos Diretos Variáveis) x 100

Sendo que as deduções são os imposto, devoluções e abatimentos.

E os custos diretos variáveis são todos aqueles ligados diretamente à produção e que variam em função da quantidade. Por exemplo: energia elétrica usada na fabricação e aquisição de matérias-primas.

5. Margem de contribuição

Outro exemplo de indicador de desempenho financeiro é a margem de contribuição. A margem de contribuição ajuda a perceber se a precificação de seus produtos ou serviços remunera adequadamente a empresa

Ela mostra quanto os serviços ou produtos deixam para a empresa efetivamente, porque também inclui as despesas variáveis, além dos custos variáveis.

Despesas variáveis são os gastos da empresa que variam em função da quantidade vendida, mas que não estão diretamente relacionados à produção, como fretes e comissões de vendas.

A fórmula da margem de contribuição é a seguinte:

  • Margem de Contribuição = Preço de Venda – (Custo Variável + Despesa Variável)

6. Índice de endividamento

O índice de endividamento é importante para que a empresa saiba se tem condições de pagar suas obrigações ou se precisa tomar providências para conseguir mais recursos rapidamente.

É muito usado na hora de fazer o planejamento financeiro de uma empresa.

A fórmula do índice de endividamento é a seguinte, medida em porcentagem:

  • Índice de Endividamento = Passivo / Ativo x 100

7. Margem EBITDA ou LAJIR

Este é o último de nossos exemplos de indicadores financeiros.

A margem EBITDA (sigla em inglês) ou LAJIR é um dos principais indicadores financeiros de uma empresa.

LAJIR significa: Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda.

Normalmente é apurada na forma de um demonstrativo financeiro, não com uma simples fórmula, e traz muitas informações importantes para a gestão financeira de seu negócio.

Depois de conhecer tantos exemplos de indicadores de desempenho financeiro, ficou clara para você a importância de monitorá-los constantemente? O ideal é usar um bom software de acompanhamento de metas para ter esses dados na palma de sua mão em tempo real.

Assim, você sempre estará a par da saúde financeira de sua empresa e poderá tomar as providências necessárias o mais rápido possível.

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

Equipe Qipu

Aug/8/2019

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Indicadores Financeiros

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web