Home / Blog / Fluxo de caixa: Qual sua importância e para que serve?

Fluxo de caixa: Qual sua importância e para que serve?

O fluxo de caixa é um ótimo instrumento para medir a saúde financeira do seu CNPJ. Veja a importância de ter na sua empresa.

Provavelmente você já ouviu falar na expressão “fechar o caixa”, certo? É muito importante entender como acompanhar as finanças da sua empresa para não acabar desandando.

Cuidar das entradas e saídas do fluxo de caixa do seu CNPJ pode não ser muito fácil, muitas vezes, gestores acabam se deparando com um lucro que não existe ou errando algumas contas, principalmente pelo fato de analisarem a entrada e saída de dinheiro de forma errada.

O controle de um fluxo de caixa garante a identificação de quanto e quando os recursos financeiros irão entrar e sair da empresa.

Então pra você entender melhor como funciona um fluxo de caixa, criamos este conteúdo exclusivo com todas as informações necessárias!

Vamos lá!

O que é fluxo de caixa?

Antes de mais nada vamos definir o que é de fato um fluxo de caixa e ele nada mais é do que uma previsão de todas as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa.

Esse instrumento de gestão serve para que o empreendedor possa ter o controle do que realmente está acontecendo no seu negócio, já que indica como será o saldo de caixa do período analisado.

É lá que estão registradas todas as movimentações da empresa e suas descrições, desde pagamentos de salário, compras de material e entrada de capital, até valores recebidos por clientes e contas comuns.

É essencial manter o fluxo de caixa para entender e controlar corretamente seu empreendimento.

Mas para que serve um fluxo de caixa?

Independente do tipo de empresa, nos seus mais diversos portes e segmentos, é de extrema importância que seja adotado o uso do fluxo de caixa diariamente.

É, através de um fluxo de caixa, que o empreendedor poderá saber se seu negócio está financeiramente saudável.

Com o fluxo de caixa o empreendedor consegue acompanhar e analisar as movimentações financeiras ao longo do tempo e tomar a melhor decisão com o capital da empresa. Diante disso, o empreendedor poderá:

  • Saber se vai sobrar ou faltar dinheiro futuramente;
  • Flexibilizar prazos de pagamentos aos clientes sem comprometer as atividades da empresa;
  • Entender quando negociar um maior prazo com os fornecedores;
  • Analisar quando financiar as atividades através de empréstimos e/ou financiamentos.

Elaborar e colocar em prática o fluxo de caixa possibilita também que o empreendedor conheça a real situação do seu negócio num futuro próximo, podendo assim, tomar medidas preventivas evitando comprometer o bom andamento das atividades.

Veja este episódio do canal do Sebrae Minas Gerais sobre Fluxo de Caixa e Orçamento:


Conheça o fluxo de caixa do Qipu

Pensando na comodidade e praticidade do dia a dia de um(a) empreendedor(a), o Qipu desenvolveu uma ferramenta de fluxo de caixa simples e fácil!

Confira algumas das funcionalidades que você pode utilizar por meio do fluxo de caixa do Qipu:

  • Maior controle das Contas à Pagar e à Receber: o sistema possibilita um maior controle das contas: por data de emissão do vencimento, data do vencimento e pagamento da conta, favorecido e valor. Fantástico, não é? A navegação é rápida e intuitiva, o que possibilita ao usuário uma visão mais organizada entre as contas à pagar, à receber e as transferências entre contas;
  • A situação e a condição individual de cada conta: à vencer, atrasadas, recebidas/pagas ou as que vencem no dia;
  • Contas bancárias são controladas individualmente, o que permite uma análise individual do crescimento de cada uma;
  • Associação de lançamentos a contas financeiras;
  • Acompanhamento da saúde financeira do seu CNPJ;
  • Classificação de seus lançamentos por categoria;
  • Visualização de relatórios do seu fluxo de caixa;
  • Entre outras!

E aí, viu só a importância em ter um fluxo de caixa? Clique aqui e baixe agora mesmo gratuitamente o aplicativo do Qipu, faça seu cadastro e organize as finanças da sua empresa!

Equipe Qipu

Jun/17/2020

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual , Fluxo de Caixa

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web