Home / Dicionário de Contabilidade / Entenda o que significa DRE e sua importância na contabilidade

Entenda o que significa DRE e sua importância na contabilidade

Não sabe o que significa DRE?

DRE é uma sigla para um tipo especial de indicador financeiro.

Leia este texto e entenda o que significa DRE na contabilidade, quais são seus tipos e tudo mais que você precisa saber para entender definitivamente o que é DRE.

Leia também em nosso blog: Como fazer distribuição de lucros: 4 dicas para não errar

O que significa DRE?

É muito simples entender o que significa DRE. Essa sigla corresponde a estas três palavras: Demonstração do Resultado do Exercício.

Só de ler esse nome, fica clara a importância da DRE na contabilidade: ela apura qual foi o lucro (ou prejuízo) que uma empresa auferiu durante um exercício contábil.

Agora ficou claro para você o significado de DRE? Isso é muito importante para qualquer um que deseja aprimorar a gestão empresarial de seu negócio.

Mas, na prática, o que é DRE? Entenda isso, a seguir.

O que é DRE na prática?

DRE, na prática, é um demonstrativo contábil bastante útil. Ele mostra diversos dados sobre a empresa e permite fazer análises precisas sobre a sua situação financeira e contábil.

Para calcular a DRE, você deve apurar uma série de dados do seu negócio e fazer os cálculos em uma série de somas e subtrações para chegar ao efetivo resultado do exercício. Veja quais são os elemento que formam uma DRE:

Receita Bruta - deduções e abatimentos

= Receita Líquida - custo da mercadoria vendida

= Lucro Bruto – despesas com vendas – despesas administrativas – despesas financeiras + outra receitas

= Resultado Operacional Líquido – outras despesas operacionais + receitas financeiras

= Resultado Antes do IR e da CSLL – IR e CSLL

= Resultado Líquido do Exercício

Existem dois tipos de DRE. A DRE gerencial segue de forma geral o esquema mostrado acima, mas não de maneira rígida, pode sofrer algumas adaptações conforme as particularidades de um negócio, para que as análises sejam mais precisas.

Já a DRE contábil, usada para fazer a declaração de imposto de renda da empresa, segue normas rígidas definidas pela legislação competente.

Agora que você já sabe o que significa DRE, quer conhecer o significado de outros termos da contabilidade? Então, confira nosso Dicionário de Contabilidade

Artigos relacionados ao termo DRE:

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web