Home / Dicionário de Contabilidade / O que é FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?

O que é FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?

Um dos mais conhecidos benefícios sociais oferecidos aos trabalhadores brasileiros, o FGTS ainda causa muitas dúvidas entre empresários e funcionários.

Por isso, criamos este texto para que você entenda definitivamente o que é Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Afinal, que quer empreender direito precisa estar por dentro da legislação!

Confira!

Leia também: Contrate um funcionário para ajudar nos negócios

O que é FGTS: entenda agora!

Possivelmente você já tem uma ideia do que é FGTS, não?

Em linhas gerais, o FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um benefício garantido a todo trabalhador brasileiro com carteira assinada, isto é, contratado sob o regime da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, além de alguns outros casos, como os rurais, intermitentes, temporários e avulsos.

Todos os meses as empresas depositam, no nome de cada um dos seus empregados, o valor correspondente a 8% do total de seus salários em uma conta da Caixa Econômica Federal.

IMPORTANTE: O depósito por parte da empresa precisa ser feito até o dia 7 de cada mês.

Esse fundo foi criado para auxiliar o trabalhador que foi demitido de seu emprego sem justa causa. Assim, trata-se de uma reserva monetária que pode ser usada nessa ocasião, assim como em outros casos específicos, como para o financiamento da casa própria, por exemplo.

Dessa forma, é possível para o cidadão usar o valor do seu FGTS para custear ou quitar a aquisição ou construção de novos imóveis ou pagar a dívida de algum tipo de financiamento habitacional.

Para realizar o saque é preciso levar a documentação exigida em cada um dos casos nas agências da Caixa.

Ficou claro pra você o que é Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?

Saiba que agora sua contabilidade tem acesso ao FGTS de modo muito mais fácil? É só usar este aplicativo. Veja como fazer o cadastro e ter acesso aos seu dados com muito mais agilidade e sem perda de tempo:


Vale a pena conferir em nosso blog: Fique por dentro das novidades do eSocial

MEI e FGTS

Como todo empresário, o MEI também precisa fazer o depósito de 8% do valor do salário do empregado em sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, até o dia 7 de cada mês.

Quer conhecer mais obrigações fiscais dos empresários e suas alíquotas? Então, baixe nossa Planilha de Tributos Gratuita

Artigos relacionados ao termo FGTS:

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web